30.4.09

II Leis & Tunas



Realizou-se ontem o "II Leis e Tunas", Festival organizado pela Legislatuna, pela Tuna Académica da Faculdade de Direito da UP e pela Associação de Estudantes da mesma Faculdade.

A Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa (TFUFP) foi desclassificada por ter ultrapassado o limite de tempo permitido pelo regulamento (art.º 4º - Duração da actuação
1. A actuação de cada tuna a concurso terá a duração máxima de 20 minutos, contados desde a entrada do primeiro elemento em palco até à saída do último elemento.
2. O desrespeito deste artigo implica as penalizações:
a. Desqualificação para o prémio de Tuna Mais Tuna;
b. Desqualificação para o prémio de Melhor Tuna.).

No final do Festival, após recepção do prémio de Melhor Porta Estandarte, fomos informadas perante nossa solicitação aos responsáveis, que a TFUFP foi desclassificada, mesmo não tendo sido a única a imcumprir este ponto do regulamento.

TFUFP


31 comentários:

Sónia de Sousa Novais disse...

Há 17 anos que sou Tunante e nunca assisti a uma total falta de respeito como a que se verificou ontem. Nunca nos tinham fechado a cortina de palco sem termos terminado a actuação (mas há de facto sempre uma primeira vez para tudo).
O público que pagou bilhete não tem culpa das regras da organização e por isso e muito bem, as nossas Caloiras delicadamente seguraram na cortina para terminarmos a actuação.
Sabíamos que seríamos desclassificadas e não seríamos avaliadas para os Prémios de Melhor Tuna e Tuna mais Tuna porque assim o previa o regulamento (O que não sabíamos era que esta regra apenas se aplicaria à TFUFP).
No final do espectáculo, apesar do "Distintíssimo" Júri não ter feito qualquer alusão à desclassificação da nossa Tuna, solicitamos que nos informassem se de facto tínhamos sido desclassificadas ou não, ao que nos responderam inicialmente que sim.
Quando confrontados com os tempos das outras Tunas a concurso (que foram devidamente cronometrados por uma nossa Caloira), sendo que todas ultrapassaram o limite estabelecido no dito artigo 4º, informam-nos que afinal não tínhamos sido desclassificadas mas sim penalizadas. Penalizadas porque tocamos na cortina!!!???
Ora bem, afinal os senhores e senhora nem sabiam bem o que tinham feito e / ou o que estavam a fazer…
É a primeira vez que comento este tipo de situações mas de facto a organização ultrapassou as medidas!!!
Haveria muito para dizer como por exemplo o Guia não ter sido Guia, a organização não saber das credenciais, o Porto de Honra que deveria ter sido realizado no início de repente passou para o intervalo e fantasticamente realizado no meio do passeio à porta do Teatro do Campo Alegre.
Aconselho uma passagem pelo dicionário de língua portuguesa para verificarem a definição de desclassificar e penalizar.
Quem não sabe receber não convida.
Assim vai o Direito por linhas tortas neste país…
Jamaicus Pandeiretus Retomus (a título pessoal)

Mary Jane disse...

Realmente nunca me tinha acontecido fecharem as cortinas enquanto actuávamos.
Considero este acto uma falta de respeito pela Tuna.
Foi como se nos dissessem: "calem-se, acabou o tempo!"
Mas o que é isto? Um Concurso sério? Ou um Festival de Tunas,de carácter competitivo é certo, mas também e principalmente convívio, interacção com o público. As Tunas actuam para proporcionar bons momentos ao público.

Lembrem-se que quem faz um festival são as Tunas participantes.

Mary Jane

Vera Gonçalves disse...

Pois de facto eu também nunca tinha visto semelhante. Podia estar nas regras mas daí a fecharem a cortina? Acho que fizeram muito bem em continuar com a vossa actuação e a Tesuna aplaudiu o vosso gesto e apoiou-vos na vossa decisão.

Se queriam desclassificar teriam de mencionar o facto aquando da entrega dos prémios, não sei se o fizeram porque já não me encontrava no Teatro, mas parece-me que nao... Posto isto, além de voces, me parece, que a Tesuna também terá sido prejuducada, porque as cortinas também fizeram o favor de começar a fechar, não tão flagrante como voces, claro.

Reclamações à parte, parabéns pelo prémio ganho e pela boa disposição, sempre presente.

Saudações Académicas,
Vera (Tesuna)

nexinha disse...

Eu já assisti a uma cena igual uma vez, e a tuna teve a mesma reacção (a nosso ver, a mais correcta) que vocês. Faz parte do regulamento o tempo máximo de actuação, mas o respeito e a dignidade também lá estão. Enfim, são situações muito infelizes da parte de quem organiza, estou de acordo com tudo o que está aqui escrito... Não devia ter sido desta forma... Mas o mais importante, o que mais interessa é manter a identidade da Tuna! E nisso vocês estiveram bem, como sempre! ;)
A grande noite da TESUNA no Queimódromo é na 5ª, venham ter à nossa barraquinha, da ESTSP, (ou nós vamos à vossa) para bebermos um shot todas juntas ;) combinado?
Um beijinho para todas,
Inês

Anónimo disse...

A inveja é uma coisa muito feia minhas meninas. Já agora, comprem voces o dicionário e quem sabe um regulamento e juntem um boião de creme gordo barral.
E já agora, DIREITO pode-se escrever por linhas tortas.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que se disse e acho estas situações sempre lamentáveis. Felizmente nunca passei por isso. Igualmente lamentáveis são comentários de determinadas pessoas que se escondem debaixo do "anónimo" e que parecem defender o indefensável..pelos vistos têm muito a aprender...para além do direito claro.

Saudações académicas a TFUFP,

Rui Sousa

Sónia de Sousa Novais disse...

Para o ou a anónimo(a) das 3.47h:
A inveja é de facto um sentimento muito feio (equivalente à cobardia de quem não se identifica).
O dicionário já o temos e usamos há muitos anos(talvez ainda não fosse o/a anónimo(a) nascido(a)), daí termos aconselhado a organização a lê-lo!!!
Quanto ao regulamento elaborado pela (des)organização, também tivemos acesso e conhecimento, pelo que nos parece que fomos as únicas abrangidas pelo mesmo.
Já percorremos vários Festivais onde ganhámos e perdemos, o que não está em causa. O nosso espírito é e sempre será o da representação da feeeeeesta e alegria e da UFP. O desrespeito pelas Tunas é que está em causa.
Ficou de facto bem claro neste Festival que o Direito anda por linhas tortas, que nem o dito creme gordo barral poderá consertar.
Jamaicus Pandeiretus Retomus (a título pessoal)

Eva disse...

Sempre vivemos um espírito académico, em que devemos elevar, e bem alto, o companheirismo e a alegria que deverá existir entre Tunas, pelo menos foi sempre isso que eu vivi e vivo na TFUFP!
Enquanto tunante de TFUFP, fico indignada por tudo o que se passou, pois um festival de Tunas deverá existir, em primeiro lugar para que haja espírito académico e não foi isso que aconteceu, lamentavelmente!
Outro facto lamentável, é o de existirem pessoas que se escondem debaixo do anonimato, e ao não se darem a conhecer, demonstram aquilo pelo que a TFUFP tem sido contra, a falta de clareza e de honestidade!
Então é assim que vai o Direito no nosso País!
Evorum Desafinatus Retomus

Homo disse...

Embora a minha experiência em relação a festivais de Tunas não seja muita, não são precisos muitos anos para perceber que ao sucedido não se poderá chamar outra coisa que não uma enorme falta de respeito pela Tuna. A TFUFP participou no festival pelo convívio, pela feeeeeesta e alegria que, aliás, sempre nos acompanham quer a concurso quer a feijões. E como aqui já foi dito, e muito bem, quem não sabe receber não convida.
E assim vai continuando, entre o anonimato, a falta de respeito e a falta de honestidade, o Direito neste País...
Homo

Anónimo disse...

"Inveja...comprar um regulamento...DIREITO pode-se escrever por linhas tortas..."
Enfim!!!palavras sábias, não haja dúvida!!!
menino (escrevo com letra minúscula)anónimo pelo que vi, nenhuma Tuna respeitou "os tempos". menino anónimo (novamente com letra minúscula) o que isto quer dizer? o que diz o regulamento? (mas há quem escreva DIREITO por linhas tortas)
Tal como já aqui foi dito, o que está em causa é o desrespeito pelas TUNAS (todas). Todas as Tunas a concurso têm o seu valor próprio, não precisam de prémios para se firmarem, ou para serem melhores, têm o que há de mais valioso nisto tudo - espírito académico (por linhas direitas).

Saudações académicas
Geninha

Anónimo disse...

Boa noite!

A minha experiencia em relação à vivência de tunante, tal como a da Homo, também não é muita... pouco sei sobre as regras implicitas no regulamento ou entre outros assuntos, mas penso que numa coisa estou certa, ser tunante ou caloira/candidata de uma tuna significa orientarmo-nos por uma vivência que é única, pois nem todos têm a capacidade de sentir o que sentimos quando entramos em palco e exebimos (com toda a confiança)todo o esforço, dedicação e CARINHO para que tudo corra o mais perto da perfeição. Não para ganhar prémios... e o que são eles afinal? Não são apenas objectos que apelam à nossa memoria? não sao apenas significativos? .... Mas sim para podermos chegar ao público, para que eles possam sentir a nossa alegria, A NOSSA FESTA. Penço que este é o nosso principal objectivo, corrigam-me se estiver errada pff!

Resumindo,Será que o júri é este público que já mencionei, será que eles são a unica razão de ser de um festival?

penço que o que se passou na quarta-feira à noite, não foi nada mais do que um simples esquecimento da razão pela qual organizamos festivais, da sua verdadeira finalidade.

Sem mais assunto,
Chicla (caloira da TFUFP)

Anónimo disse...

P.S. Onde se lê "exebimos" leia-se "exibir" e onde se lê "penço" leia-se "penso".


boa noite
Chicla (caloira da TFUFP)

Cátia Soares disse...

É com descontentamento que leio o que aqui foi escrito e me inteiro por completo de tudo o que se passou num dia que poderia ser recordado por todos nós como mais um exemplo do espírito académico.
Como recente elemento da TFUFP, subi a palco na esperança de que nos encheríamos de alegria, até ao final, e faríamos ver a todos o espírito positivo que enche os corações de quem vibra na plateia.
Depois de tudo o que já foi dito, resta esperar que episódios destes não se repitam e que cada Tuna seja capaz de representar, e deixar que cada qual represente, ao mais alto nível, a sua Faculdade com o respeito que realmente merece.

Gémea
(caloira da TFUFP)

Raquel disse...

Caras Colegas Tunantes e transeuntes ocasionais, :)

Eu sou membro da Legislatuna há 8 anos e tenho que concordar convosco quanto à postura incorrecta da organização deste Festival. Infelizmente não estive presente, contudo soube já do sucedido e, como bem ordena a correcta postura Tunante, é-me impossível deixar passar este caso em branco sem manifestar a minha absoluta solidariedade convosco, Tuna Feminina da UFP. Olhando até à vossa fantástica postura e lição de bem receber Tunas no Mochos, sinceramente mereciam mais e melhor.

Talvez sejam, felizmente, os meus aninhos de andanças tunantes a falar, ou então simples bom senso, mas, da minha parte, enquanto pessoa que viveu e vive Tuna como Tuna deve ser vivida, fica um sincero lamento pelo sucedido. Seja a minha voz discordante cabal prova de que vos assiste muita razão.

E já agora um beijinho à Sónia que continuo a encontrar com prazer nestas coisas das Tunas! :)

As melhores saudações académico-musicais,
Estrewinis Bandowinis Mafiosis

Raquel Rodrigues dos Santos

Anónimo disse...

Ora bem. Parece que há concordância quando se diz que o espírito académico, a alegria e a música é que são importantes na vida de qualquer tunante.
À organização ou aos responsáveis pela atitude que tanta discórdia semeeou (se bem que os anónimos não contam)aconselho que contactem o Sr Melo do Sá da Bandeira. A bem ou a mal, esse, pelo menos, não fecha a cortina. Deixa-se estar a dormir e não chateeia ninguém.. É ou não é uma boa ideia????! Avozinha

Anónimo disse...

Não liguem a comentários anónimos, muito menos às 3.47h. É que torto já devia andar ele......
E sabe meu anónimo, deve ser apenas no seu curso que se escreve DIREITO por linhas tortas!!! Mais um mito, sem fundamento. Enfim, um reflexo do país que temos, das pessoas que geramos, a geração futura. Sem duvida, que com essa postura, vai chegar a governante....A justiça existe, mas para quem dela se serve para atigir os seus propósitos!
Um bem haja à TFUFP, de quem eu, com muita HONRA, fui tunante.

Cristina da Cunha e Silva
Onomatupaicus Transversalis

Anónimo disse...

atigir, dever-se-à lêr, atingir.


PS: acho que já dedicamos demasiado tempo de antena a este "anónimo".

Cristina da Cunha e Silva
Onomatupaicus Transversalis

Raquel disse...

Questão importante, esta sim realmente importante!: vocês têm barraquinha ou é na amizade do chalet dois andares da UFP? :) a correr as capelinhas não vi, mas na Queima volta e meia vê-se muito mal...

Boa Queima!
Raquel Rodrigues dos Santos

Sónia de Sousa Novais disse...

Boas a todos e todas que passam pelo nosso Blog,
Ao Rui e Raquel, o nosso muito obrigada pelos V/ comentários, demonstrando que são gente boa e com espírito académico. Não ´por "estarem em defesa" do que aqui é dito mas sim pelo facto de verificarem a injustiça e acima de tudo falta de respeito que algumas Tunas têm pelos(as) companheiros de outras Tunas. Afinal de contas, e ao contrário do que para aí anda a ser dito e pensado, o que verdadeiramente está em causa é a questão de falta de respeito.
Bem mas deixemo-nos disto porque se houvesse verdadeira justiça estas Tunas seriam "banidas" do panorama Tunante e expressamente proibidas de "organizarem" Festivais ou qualquer outro tipo de actividades académicas 8pelo menos poderá chegar o dia em que ninguém irá aceitar convites que daí provenham)...
Jamaicus Pandeiretus Retomus (a título pessoa)

Sónia de Sousa Novais disse...

Quanto ao Queimódromo e como é já hábito desde a "Retoma", a maior parte dos elementos da Tuna apenas comparece ao que initulámos "A queima do Trabalhador" - 1º sábado, sexta e último sábado.
No sábado passado tb andei à V/ procura e não vos encontrei (estava muito pó no ar!!!).
Esta sexta lá estaremos: ora entre o "chalet" da UFP, ERASMUS e a Força do Pistão.
Esperamos por vcs e pelo Rui Sousa para bebermos um copo (só um!!!).
Já agora que apareça também o(a) anónimo(a) para conhecermos (ahahahahah) já que ainda não teve coragem de se identificar (eu até já tenho as minhas supeitas mas isso não interessa nada para o caso).
Jamaicus Pandeiretus Retomus (a título pessoal)

Raquel disse...

Realmente isto de agora trabalharmos é uma coisinha um bocado incómoda nestas alturas de Queimaria! Eu também me fico pelo primeiro domingo (já na loucura!) e último sábado, portanto no sábado de certezinha que ainda tomamos todas um copo sim senhora.
Já agora, se aparecer o/a anonimo/a desde já me ofereço para o/a processar (eheheh!)!

Estrewinis Bandowinis Mafiosis

Anónimo disse...

Olá novamente,

Como a Sónia disse e muito bem não é ser a favor da tuna x ou y mas sim manifestar indignação perante um comportamento completamente reprovável!

Infelizmente só hoje voltei ao vosso blog e me apercebi do convite para um copo na queima...infelizmente já tarde demais, apesar de ainda ter aproveitado 2 dias de queima.

Oportunidades não faltarão com certeza, aliás já tive oportunidade de falar com a Sónia e mais algumas tunantes no III Tunelas pois pertenci ao juri desse festival.

Fiz parte da tuna do ISLA, assim como os 2 vossos guias desse festival.

Espero que tenham aproveitado a queima da melhor maneira...

Saudações académicas e até um proximo festival, ou encontro ou tainada ;)

Rui

Sónia de Sousa Novais disse...

Obrigada Rui,
Sempre atento!!!
Com toda a certeza que nos vamos encontrar para mais "noitadas" porque este ano até acho que o Queimódromo foi mais um "barracódromo".
Saudações Académicas
Jamaicus Pandeiretus Retomus

Anónimo disse...

Sim sem dúvida;)Assim espero.

Saudações e boa sorte p Lisboa!!

Rui

Anónimo disse...

As vossas cortinas já deviam ter sido fechadas há muito tempo...vão mas é trabalhar. Direito forever

Sónia de Sousa Novais disse...

Ao(à)anónimo(a) das 01.44:

Vai mas é tu estudar e aproveita para tirar um curso de boa educação, já que em Direito não andas a fazer nada (se bem que és da Faculdade de Direito).
Nem sequer és digno(a) de usar o Traje Académico.
A TFUFP, ao fim de 17 anos de existência, continua como as àrvores de raízes profundas: NENHUMA TEMPESTADE NOS CONSEGUIRÁ ARRANCAR!!! (relembro que a inveja é de facto um sentimento muito feio, equivalente à cobardia de quem continua a não se identificar).
Jamaicus Pandeiretus Retomus (a título pessoal)

Anónimo disse...

Lamento que futuros defensores do direito no nosso país se escondam cobardemente atras da palavra "anonimo"!

Fadista.

Anónimo disse...

Que coisa mais ridícula. Vida, conhecem? ^^

Sónia de Sousa Novais disse...

Viva a Vida Académica e todos os que a respeitam!!!
Viva a TFUFP.
Ninguém nos pára!!!
Jamaicus Pandeiretus Retomus (a título pessoal)

Sónia de Sousa Novais disse...

Informa-se que não serão admitidos mais comentários a este post, pelo menos no Blog. Poderão contactar-nos através do e-mail tfufp@ufp.edu.pt
Além de já muito tempo se ter perdido com quem não merece, não vamos permitir que quem não se identifica continue a escrever neste post. (e como não queremos remover comentários menos agradéveis e passíveis de pouca educação, preferimos que assim seja).
A TFUFP vai continuar a sua actividade académica, com as Tunas e todos os estudantes que se respeitem mutuamente.
P'la TFUFP - A TMV
Jamaicus Pandeiretus Retomus

Sónia de Sousa Novais disse...

CORTINA ENCERRADA!!!
Jamaicus Pandeiretus Retomus