28.3.06

Estilo de Liderança: Laissez - Faire


Ora acho muito bem que as pessoas se actualizem e que façam cursos de formação. Talvez nos devamos debruçar sobre cursos que nos ajudem a evoluir, nomeadamente quanto ao desenvolvimento do nosso espírito e principalmente dos nossos conhecimentos.Por acaso nunca fiz um curso de "liderança de grupos", mas tive uma prática muito intensiva com a criação da TFUFP. E não é que ao fim destes anos todos vejo que deu frutos!

Vejamos: a TFUFP criou-se, todas aprenderam a tocar (coisa que quase nenhuma sabia), esforçaram-se, criaram-se amizades (que ainda hoje se matêm), laços familiares (casamentos, baptizados, etc), e, acima de tudo, conseguiu-se que o nome da Universidade Fernando Pessoa fosse além fronteiras e sempre bem vista.É claro que isto dá muito trabalho, principalmente aquele trabalho que não é visível: para se organizar e manter um grupo de 28 pessoas, há que se ser assertivo, agressivo, passivo e manipulador. É preciso exercer influência sobre os outros??? Não, numa Tuna é preciso vestir a camisola e saber o que se anda a fazer no grupo e, acima de tudo, ter a certeza que uma vez Tunante...Tunante para toda a vida.

Outro ponto importante (e quase para terminar porque esta "merda" de caminho parece uma tese) é FACTUAL que há vários estilos, mas o que é importante referir para as nossas candidatas e para o grupo em geral é que sem motivação não há trabalho (se é que me faço entender). Aliás, já tive oportunidade de verificar alguns comentários que as candidatas fizeram ao texto "DESILUSÃO" e parece-me que a mensagem tem sido bem recebida.Para finalizar, e já que estamos numa fase de transmissão de conhecimentos, é assim que eu vejo o grupo que existe neste momento (dados científicos):

Laissez-Faire
• O líder é uma espécie de anti-líder
• A participação do líder é limitada
• O líder só esclarece o grupo quando solicitado
• O grupo é que decide a divisão das tarefas

Consequências
-O grupo pode ter uma actividade intensa mas não produz muito
- Existe uma tendência de se falar mais dos problemas pessoais do que dos assuntos relacionados com o trabalho (principalmente durante os ensaios)
-As tarefas desenvolvem-se ao acaso com oscilações
-Perde-se muito tempo com discussões
-Verifica-se um certo individualismo agressivo
-Pouco respeito pelo líder

Minhas amigas insisto: ou ficam finas ou ....PRAAAAAXE!!!!!!!!

Até já vi um trajezito muito em conta (LOL).

Saudações Académicas

Jamaicus Pandeiretus

26.3.06

Engenharia: ISEP!

A Tuna Académica do ISEP acaba de ganhar mais um festival, desta vez em terra de nuestros hermanos, Tenerife! Parabéns Padrinhos, soma e segue!

22.3.06

Estilos Comportamentais Individuais

"Lampião" por Danone - Caramulo, 2005
Resolvi inaugurar a minha participação no blog da TFUFP com uma abordagem aos estilos comportamentais individuais. Ora, como muitas de vós sabem, estou a tirar o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. E... nem de propósito: os conceitos que por lá aprendo vêm mesmo a calhar para a nossa mui nobre tuna!

No fundo, são princípios básicos (factuais) que nós, como seres cívicos que somos, já deveríamos ter há muito interiorizado. Por isso, e perante o que se passou nos dois últimos ensaios, passo a expor os estilos/atitudes comportamentais individuais que normalmente se verificam em momentos de dificuldade:

Comportamento Agressivo
O objectivo principal do agressivo é dominar e forçar os outros a perder. Tem uma grande necessidade de se mostrar superior aos outros e, por isso, é excessivamente crítico.

Comportamento Passivo
O passivo é, quase sempre, um explorado e uma vítima. Raramente está em desacordo e fala como se nada pudesse fazer por si próprio e pelos outros. Tende a ignorar os seus direitos, os seus sentimentos e a evitar os conflitos a todo o custo.

Comportamento Manipulador
O manipulador considera-se hábil nas relações interpessoais e apresenta discursos diferentes consoante os interlocutores a que se dirige. Dificilmente aceita a informação directa, preferindo fazer interpretações pessoais. Apresenta-se, quase sempre, como um útil intermediário e considera-se, mesmo, indispensável.

Comportamento Assertivo
Assertividade significa evidenciar os seus direitos e admitir a sua legitimidade sem ir contra os direitos dos outros. Trata-se de uma pessoa que se pronuncia de forma serena e construtiva. Uma pessoa assertiva desenvolve a sua capacidade de se relacionar com o mundo e privilegia a responsabilidade individual.

Temos de ter consciência que a forma como nos comportamos, o que fazemos e o que dizemos exerce influência sobre o outro. É importante tornarmo-nos pessoas menos passivas, menos agressivas e menos manipuladoras, para dar lugar a uma atitude mais nobre e dignificante.

Se pensam que se desiste perante a adversidade, reformulem o pensamento crítico. Errar, falhar ou achar que se faz má figura faz parte do caminho e só nos fortalece.

"Se o caminho for fácil é porque é a descer."

Se pensam que são pessoas assertivas... desenganem-se!

É sempre, mas sempre, possível ser e fazer melhor.

Pensem nisso. "É esta a tuna que eu amo!"

Lampiorum Bandolinorum

17.3.06

A primeira DESILUSÃO...

Para todas as candidatas:
Ontem, após o ensaio (se é que se pode chamar "aquilo" de ensaio), e conforme tive oportunidade de vos comunicar, senti uma completa desilusão.
Onde estão aquelas "miúdas" cheias de pica e de garra, com vontade de tocar e cantar , com vontade de construir uma TUNA???
Uma Tuna não é simplesmente para beber copos e conhecer uns gajos e até mesmo dar uns passeios ao estrangeiro minhas queridas amigas. NÃO! Garanto-vos eu. É muito mais: é trabalho, muito trabalho, é organização, responsabilidade, vontade, iniciativa, etc, etc...
Vocês ainda não perceberam bem o que andam a fazer. Não quero que desanimem com tudo o que vos disse ontem, pelo contrário. Quero que ganhem garra e que andem para a frente.
Não se vê evolução, vocês pensam que já tocam e cantam mas...nem pensem nisso. Não tocam e não cantam, não embalam, não sentem a música...
Acima de tudo e o que eu tenho vindo a dar conta é que vocês não pensam como grupo. Será isto a base para o v/ trabalho?
Não vou "desancar-vos" mais mas pensem bem nas palavras que vos disse, tomem-nas como conselhos.
Há outra coisa muito importante que acho que vocês têm que saber. SER CANDIDATA a uma Tuna é:
  1. respeitar a hierarquia;
  2. saber assumir o seu papel de candidata (ontem a Bárbara já estava atenta e trazia o cinzeiro quando era necessário. Isto é um pormenor);
  3. estar sempre disponível para a Tuna;
  4. trabalhar, trabalhar, trabalhar...
  5. estar sempre pronta para ser "orgulhosamente" praxada;
  6. manter sempre um ar de felicidade (esta é para a Zangão);
  7. saber aquilo que se é e não estar na indecisão: "Serei carne ou serei peixe"? (esta é para a Lampreia);
  8. acima de tudo ser humilde e reconhecer que ainda não pertencem à Tuna mas que é aquilo que mais querem.

Assim nunca mais lá vão das pernas e lembrem-se sempre que a TFUFP não acabou. Nós, as "velhinas" em dois tempos nos pomos no activo outra vez. É ou não é verdade amigas?

Ponham-se finas que eu ainda não perdi a paciência mas quando perder...até compro mesmo uma saia e um casaco de traje só para estar sempre convosco (se é que me faço entender).

TOCA A TRABALHAR EM CASA.

Jamaicus Pandeiretus

MISSES na VENEZUELA


Gostaría de contribuir para o ponto n.º4 dos objectivos. Então vou contar-vos uma história da Tuna. A TFUFP foi convidada para ir à Venezuela (Caracas e Ilha Margarita), onde se resolveu atribuir títulos de Miss a algumas das pessoas presentes, pelo que (se a autora do blog autorizar) deixo-vos com as nomeações.
I – Jamaicus Pandeiretus:A Miss Rum está a promover um jantar onde irá ser servido: pollo, parrilla, pizza e arepas. Para acompanhar muito rum, sumos naturais de melón, patilla, melocoton, piña, naranja, fresa, cocada e muita fruit ponche, bombas e strawbwrita.O jantar será servido por bifesteak 202.
II -A Miss compras não poderá comparecer ao jantar, uma vez que se encontra desde as 7.00h da manhã de Domingo a desligar o gás e pensa montar uma barraquinha lá na terra para venda de presentes. Isto porque chegou à conclusão que fez compras a mais!
III – Já está prometido pela Miss T-Shirt molhada no chão, a lavagem da louça, chão e afins.
IV - Houve rumores que haverá outra falta de comparência por parte da Miss Confusão, uma vez que se encontra a resolver problemas causados com a sua chegada.
V – Após o jantar, a abertura da pista de dança será efectuada pela Miss Tango e sua acompanhante.
VI –Por falar em acompanhante, a Miss Sabichona tentou sabotar o jantar, dizendo a toda a gente que já sabia da realização do mesmo há muito tempo.
VII – Foi proposto pela Miss Cochedo um traje de noite onde é obrigatório o uso de mini-saia, de forma a que se mostre o cochedo.
VIII– Os convidados serão recebidos (amigavelmente) pela Miss Sorriso.
IX – A despedida será efectuada (alcoolicamente) pela Miss I like you very much.
X – Foi proposto um arroto de satisfação final pela Miss Arroto, proposta esta aceite pela promotora do jantar.
XI – Foi negada a proposta de servir carneiro, uma vez que a Miss Carneiro Mal Morto sentiu-se indignada.
XII –A promotora do jantar sugere que a meio deste se contem umas anedotas para que a Miss Período não ache o jantar muito aborrecido.
XIII – Foi proibido o consumo e presença de garrafas de whisky, para que a Miss Moca não caísse em tentações.
XIV –É obrigatório o uso de sapatos do Traje. A organização achou bem avisar com antecedência, não fosse a Miss Criatura ter que pedir o chineledo emprestado.
XV –A Miss Massagem já se disponibilizou (à força) para efectuar um relaxamento às presentes. Assim, a sala 310 estará ao dispor de todas.
XVI – A Miss Doença está proibida de beber sumo de melón, patilla e água.
XVII –Para sobremesa a Miss Chupa sugeriu a distribuição de Calipos de chocolate.
XVIII –Avisa-se a Miss Distracção que o jantar será servido pontualmente às 21.00h.
XIX –No final haverá uma sessão de esclarecimento para a Miss Porquê, onde poderemos responder a perguntas como: quantas pessoas estiveram no jantar, o nome, B.I., n.º de passaporte e contribuinte, quantas…dá por dia (e por noite), com quem, onde, como e porquê.
XX – A segurança será efectuada pela Miss Radar. Por tal razão, podem levar os colares de 30.000 Blvs.
XXI –Serão distribuídos antidepressivos, ansiolíticos, calmantes, analgésicos, tranquilizantes e afins para que a Miss Calmante não se enerve.
XXII – Solicita-se a todas as participantes o favor de levarem os biquinis que compraram, uma vez que haverá um desfile efectuado pela Miss Biquini.
XXIII – Para absorver a Miss Nham Nham, teremos uma música de fundo (Salsa e Merengue).
XXIV – Se notarem a ausência de um dos Bifesteak, por favor não pensem que está na casa de banho n.º 205, com a Miss Disfarça.
XXV – Haverá na sala uma mesa apenas para duas pessoas. Pedimos o favor de não se sentarem nesta mesa, uma vez que está reservada para as Misses Ostras Wash and Go. Apesar de servirmos sopa, esta mesa não terá colheres, não vão as mocinhas entusiasmar-se.
XXVI – A Miss Ronco estará sentada junto de uma das 20 colunas, de modo a não adormecer.
XXVII –Como não gosta destas brincadeiras e não está para se chatear com esta “megda de pgaxes”, a Miss Independente irá comer na solitária.
XXVIII -O jantar terminará com uma imposição de uma das participantes que irá chegar apenas no final, a qual insistiu em entrar de pára-quedas. Assim, a Miss Bomba encerra esta magnífica telenovela Venezuelana.
Na sala de jantar haverá uma caixa de sujestões para decidirmos o local da próxima digressão. Já há sugestões: Berbe (Suissland), Caracas, Isla de Margarita, PortSanto. México, Jamaica, a volta aos Cabellitos em 80 dias, etc.
Este Texto foi elaborado por:Jamaicus Pandeiretus Danone na sala da Tuna Feminina da Universidade Fernando PessoaNo ano 1997 (após digressão à Venezuela).
Agora gostava que as nomeadas se acusassem!!! Aguardo (se é que ainda se lembram).
Jamaicus Pandeiretus

12.3.06

Padrinhos arrasam nos Açores!!!

A Tuna Académica do ISEP ganhou neste fim de semana o IV El Açor.

Parabéns Padrinhos! A sua benção!

10.3.06

Manifesto

Queria apresentar aqui o meu protesto: então ninguém escreve no blog? Está tudo com falta de ideias?

Há que lançar temas de debate para pôr a Tuna a mexer, caso contrário, ficaremos na mesma ... como a lesma...

CM

7.3.06

Lampreia a monte


Que me recorde, ficamos de receber ontem no blog uma composição encomendada aquando da visita guiada ao ISEP. Alguém está em falta e, que eu saiba, não é carne nem é peixe.

CM

5.3.06

X Sarau do ISEP

Candidatas,

Escrevam nos comentários o que mais gostaram e o que menos gostaram da noite de sexta, dia 3. Só assim podemos conhecer-vos melhor e saber o que cada uma tem a dizer.

CM

PS Escusado será dizer que quem já tiver apelido de Tuna é com ele que deverá assinar SEMPRE!

Objectivos do Blog

Ora Viva!

Já tratei de enviar o convite a várias Tunantes para que todas possam escrever no blog da Tuna. Não tenho o e-mail de toda a gente pelo que peço a quem não recebeu o convite que me envie o e-mail para onde o poderei fazer.

A criação deste blog tem alguns objectivos:
1º Jornal de Notícias da Tuna, onde será mais fácil procurar informações actualizadas;
2º Debate de temas de interesse académico;
3º Ponto de Encontro de todas aquelas que vão estando afastadas por diversos motivos;
4º Integrar as candidatas na TFUFP e contar-lhes um pouco das nossas histórias.


beijos e abraços e agora: TOCA A ESCREVER!

CM

3.3.06

Boas vindas!

Caras Velhinhas e Tunantes,

Depois da experiência de ontem à noite começo, finalmente, a ver a luz ao fundo do túnel para o renascimento da TFUFP!

Começo agora a acreditar que é possível conseguirmos alguma coisa e que, de facto, teremos um papel muito importante neste ressurgimento. Porém, nunca o conseguiremos sozinhas, pelo que é de todo imprescindível que consiguemos motivar todas as candidatas, sem que isso represente fazer-lhes as vontadinhas e esquecermos a tradição académica em que candidata é candidata e Tunante é Tunante.

Pelo que pude apurar no ensaio, temos um óptimo potencial e as candidatas parecem, na sua maioria, motivadas pelo que agora é só juntar os ingredientes e começar a confeccionar o prato a ser servido no início do próximo ano lectivo.

Agora, uma palavra às Candidatas,

Meninas, em primeiro lugar, APROVEITEM AO MÁXIMO A VIDA ACADÉMICA, mas sem que isso represente a leviandade e o desrespeito pela Instituição, ou seja:

1º É muito difícil conseguir que a nossa/vossa Tuna alcance de novo a fama e o sucesso e seja falada na Academia como um exemplo a seguir, para isso, são preciso fazer muitas e boas actuações e ganhar muitos festivais.

2º Por outro lado, é muito fácil que a nossa/vossa Tuna seja conotada como uma Tuna das "Marias vai com todos", bastando para isso um único erro! É injusto, eu sei, porque se errarmos uma única vez corremos o risco de não conseguir voltar atrás, mas é assim que as coisas acontecem no meio e é disso que temos que nos defender. Concerteza não precisarei de fazer um desenho para que percebam onde quero chegar. A vida académica é para ser vivida, mas vivam-na de forma digna e sempre com respeito pela Instituição que representam. Não se esqueçam que sempre que estão trajadas, aqui ou na China, estão a representar a UFP.

A esta altura já devem estar todas com pensamentos do género: "Só me faltava esta cota com lições de moral!" É verdade, são lições de moral que devem encasquetar nessa cabecinha e se hoje não veêm grande importância, venham cá ler o blog daqui a uns anitos e depois falamos.

Termino por vos dar os Parabéns pelo ensaio de ontem. Confesso que não tinha grandes expectativas e estava até com algum receio, mas fiquei francamente surpreendida e acho que têm todos os ingredientes para fazerem renascer a TFUFP. Não se trata de uma tarefa fácil, disso não tenham dúvidas, mas também quem disse que as tarefas fáceis são as mais aliciantes??

Agora, mãos à obra e, por favor, voltem a fazer com que a Tuna seja um motivo de orgulho de todos, meu será certamente!

Saudações Académicas

Camelus Musicalis