Que me recorde, ficamos de receber ontem no blog uma composição encomendada aquando da visita guiada ao ISEP. Alguém está em falta e, que eu saiba, não é carne nem é peixe.
CM
3 comentários:
Anónimo
disse...
Parece que vamos ter que esperar pela composição...E se há coisa que não gosto nada é de esperar... Johny
BICHO vem do latim Bestiu; masculino de bicha. O termo bicho pode abranger enumeras significações, sendo a denominação mais comum atribuída aos animais terrestres, especialmente aos pequenos, sendo os mais comuns vermes e insectos. Neste sentido bichos pertence ao reino Animalia, Reino animal ou reino metazoa é composto por seres vivos multicelulares com locomoção (na maioria dos casos) e capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou por outras palavras, pelos animais. Ao contrário das plantas, os animais são heterotróficos, ou seja, buscam no meio onde vivem o seu alimento, como plantas e outros animais para sobreviverem. Cada bicho desenvolve-se de modo diferente de acordo com inúmeros factores, o que faz com que tenham patinhas e focinhinhos diferentes, =)) Assim sendo podemos incluir nos bichos os PEIXES – animais vertebrados, aquáticos, de respiração braquial e temperatura variável, com extremidades em forma de barbatanas apropriadas para a natação. Como exemplo de um peixe podemos destacar as LAMPREIAS – que são peixes de água doce ou anádromas com forma de enguias, mas sem maxilas. Tanto as lampréias marinhas como as de água doce reproduzem-se em rios. A sua vida larvar que pode durar até sete anos, é sempre passada no rio onde nascem. A certa altura, elas sofrem uma metamorfose e transformam-se em adultos. As espécies anádromas migram para o mar depois da metamorfose, onde se desenvolvem e atingem a maturação sexual. Este processo pode durar um ou dois anos. Quando atingem a maturidade sexual, as lampréias entram num rio, reproduzem-se e chegam mesmo a morrer vejam só… Cada fêmea gera milhares de ovos pequenos e sem reservas nutritivas. Os ovos são enterrados em "ninhos" cavados em fundos duros e lisos (a parte- um viva ás femeas…ehehe =p ).
Mtos bichos são de estimação. “Em são Paulo” são animais de raça que os próprios donos abandonam” Sendo assim há uma série de cuidados que se deve ter com os chamados bichinhos de estimação.
Ter um bichinho de estimação em casa é uma alegria, principalmente para as crianças e os solitários. Apesar dos médicos alertarem quanto a possíveis causas de alergias, asma, rinites e doenças do género, ter um bichinho em casa faz bem para a saúde mental dos humanos. Não sabemos, porém, se o mesmo ocorre com eles. Um detalhe escapa aos apaixonados pelos animais: geralmente a vida do bichinho é mais curta que a humana, alguns sofrem pelos maus tratos e a falta de liberdade, portanto, é preciso estar prevenido sobre a sua fuga ou perda definitiva. Por sua vez, a criança imagina que o bichinho de casa é parte da família. Se pedirmos para a criança fazer um desenho, provavelmente demonstrará que o bichinho habita o seu imaginário como se fosse gente, um membro normal da família. Daí que a perda do bichinho – por morte ou fuga – normalmente é sentido com tristeza, luto, angústia ou culpa, podendo durar dias, meses ou anos.
Bicho também pode ter outros significados, nomeadamente no âmbito da gíria estudantil. A hierarquia da praxe abrange os bichos aos quais pertencem: - Os alunos dos liceus e colégios particulares. - Os alunos dos cursos médios não universitários, só o sendo quando tenham usado Capa e Batina após a matricula, não obstante serem sempre considerados estudantes. - Os alunos que, embora não matriculados nos liceus ou colégios particulares, tenham um ou mais explicadores das matérias versadas, se usarem ou já tiverem usado Capa ou Batina, ainda que só fora da cidade do Porto. Não a tendo usado ainda no ano lectivo em curso, mas tendo-a usado na última Queima das Fitas, Continuarão a ser considerados como bichos, se porventura continuarem a estudar no ensino liceal.
Ser bicho significa também ser uma pessoa feia, intratável…
Nunca esquecer que todas nos somos uma grande bicharada =))
“Quem ama não se importa com a raça….!! Trate bem do seu bichinho…”
“é o bicho é o bicho vou_te devorar….” =))
O Tó e o bicho
“o Tó e o bicho é um conjunto musical, quando o tó está cansado faz o bicho o arraial
refrão toca, toca, toca o bicho toca, toca, toca toca, toca sem parar toca, toca, toca toda a noite sem parar ora toca o bicho até a festa acabar…” by Rui alves
BICHO DE PÉ
“O que é que a mulher gosta O que é que a mulher quer Um peão bom de cama Com o bolso cheio de grana E o tal do bicho de pé.
Dança ou segura a criança Mete a cara quem quiser Num vaneirão bem largado Um country ou nesse arrasta o pé
O que é que a mulher gosta O que é que a mulher quer Um peão bom de cama Com o bolso cheio de grana E o tal do bicho de pé”.
By júlio césar
Espero portanto que o meu breve resumo sobre o que é o bicho tenha sido suficientemente elucidativo =))
Isto não será bem uma composição (digo eu). Acho que uma composição (pelo menos aprendi assim na escola primária) começa assim: COMPOSIÇÃO O que é um bicho Para mim, um bicho é... Há que refazer Lampreia. Jamaicus Pandeiretus
3 comentários:
Parece que vamos ter que esperar pela composição...E se há coisa que não gosto nada é de esperar...
Johny
BICHO
BICHO vem do latim Bestiu; masculino de bicha.
O termo bicho pode abranger enumeras significações, sendo a denominação mais comum atribuída aos animais terrestres, especialmente aos pequenos, sendo os mais comuns vermes e insectos.
Neste sentido bichos pertence ao reino Animalia, Reino animal ou reino metazoa é composto por seres vivos multicelulares com locomoção (na maioria dos casos) e capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou por outras palavras, pelos animais. Ao contrário das plantas, os animais são heterotróficos, ou seja, buscam no meio onde vivem o seu alimento, como plantas e outros animais para sobreviverem. Cada bicho desenvolve-se de modo diferente de acordo com inúmeros factores, o que faz com que tenham patinhas e focinhinhos diferentes, =))
Assim sendo podemos incluir nos bichos os PEIXES – animais vertebrados, aquáticos, de respiração braquial e temperatura variável, com extremidades em forma de barbatanas apropriadas para a natação.
Como exemplo de um peixe podemos destacar as LAMPREIAS – que são peixes de água doce ou anádromas com forma de enguias, mas sem maxilas. Tanto as lampréias marinhas como as de água doce reproduzem-se em rios. A sua vida larvar que pode durar até sete anos, é sempre passada no rio onde nascem. A certa altura, elas sofrem uma metamorfose e transformam-se em adultos.
As espécies anádromas migram para o mar depois da metamorfose, onde se desenvolvem e atingem a maturação sexual. Este processo pode durar um ou dois anos. Quando atingem a maturidade sexual, as lampréias entram num rio, reproduzem-se e chegam mesmo a morrer vejam só…
Cada fêmea gera milhares de ovos pequenos e sem reservas nutritivas. Os ovos são enterrados em "ninhos" cavados em fundos duros e lisos (a parte- um viva ás femeas…ehehe =p ).
Mtos bichos são de estimação. “Em são Paulo” são animais de raça que os próprios donos abandonam”
Sendo assim há uma série de cuidados que se deve ter com os chamados bichinhos de estimação.
Ter um bichinho de estimação em casa é uma alegria, principalmente para as crianças e os solitários. Apesar dos médicos alertarem quanto a possíveis causas de alergias, asma, rinites e doenças do género, ter um bichinho em casa faz bem para a saúde mental dos humanos. Não sabemos, porém, se o mesmo ocorre com eles.
Um detalhe escapa aos apaixonados pelos animais: geralmente a vida do bichinho é mais curta que a humana, alguns sofrem pelos maus tratos e a falta de liberdade, portanto, é preciso estar prevenido sobre a sua fuga ou perda definitiva.
Por sua vez, a criança imagina que o bichinho de casa é parte da família. Se pedirmos para a criança fazer um desenho, provavelmente demonstrará que o bichinho habita o seu imaginário como se fosse gente, um membro normal da família.
Daí que a perda do bichinho – por morte ou fuga – normalmente é sentido com tristeza, luto, angústia ou culpa, podendo durar dias, meses ou anos.
Bicho também pode ter outros significados, nomeadamente no âmbito da gíria estudantil.
A hierarquia da praxe abrange os bichos aos quais pertencem:
- Os alunos dos liceus e colégios particulares.
- Os alunos dos cursos médios não universitários, só o sendo quando tenham usado Capa e Batina após a matricula, não obstante serem sempre considerados estudantes.
- Os alunos que, embora não matriculados nos liceus ou colégios particulares, tenham um ou mais explicadores das matérias versadas, se usarem ou já tiverem usado Capa ou Batina, ainda que só fora da cidade do Porto.
Não a tendo usado ainda no ano lectivo em curso, mas tendo-a usado na última Queima das Fitas, Continuarão a ser considerados como bichos, se porventura continuarem a estudar no ensino liceal.
Ser bicho significa também ser uma pessoa feia, intratável…
Nunca esquecer que todas nos somos uma grande bicharada =))
“Quem ama não se importa com a raça….!! Trate bem do seu bichinho…”
“é o bicho é o bicho vou_te devorar….” =))
O Tó e o bicho
“o Tó e o bicho
é um conjunto musical,
quando o tó está cansado
faz o bicho o arraial
refrão
toca, toca, toca o bicho
toca, toca, toca
toca, toca sem parar
toca, toca, toca
toda a noite sem parar
ora toca o bicho até a festa acabar…”
by Rui alves
BICHO DE PÉ
“O que é que a mulher gosta
O que é que a mulher quer
Um peão bom de cama
Com o bolso cheio de grana
E o tal do bicho de pé.
Dança ou segura a criança
Mete a cara quem quiser
Num vaneirão bem largado
Um country ou nesse arrasta o pé
O que é que a mulher gosta
O que é que a mulher quer
Um peão bom de cama
Com o bolso cheio de grana
E o tal do bicho de pé”.
By júlio césar
Espero portanto que o meu breve resumo sobre o que é o bicho tenha sido suficientemente elucidativo =))
Saudações académicas
“Lampreia”
Isto não será bem uma composição (digo eu). Acho que uma composição (pelo menos aprendi assim na escola primária) começa assim:
COMPOSIÇÃO
O que é um bicho
Para mim, um bicho é...
Há que refazer Lampreia.
Jamaicus Pandeiretus
Enviar um comentário