28.3.06

Estilo de Liderança: Laissez - Faire


Ora acho muito bem que as pessoas se actualizem e que façam cursos de formação. Talvez nos devamos debruçar sobre cursos que nos ajudem a evoluir, nomeadamente quanto ao desenvolvimento do nosso espírito e principalmente dos nossos conhecimentos.Por acaso nunca fiz um curso de "liderança de grupos", mas tive uma prática muito intensiva com a criação da TFUFP. E não é que ao fim destes anos todos vejo que deu frutos!

Vejamos: a TFUFP criou-se, todas aprenderam a tocar (coisa que quase nenhuma sabia), esforçaram-se, criaram-se amizades (que ainda hoje se matêm), laços familiares (casamentos, baptizados, etc), e, acima de tudo, conseguiu-se que o nome da Universidade Fernando Pessoa fosse além fronteiras e sempre bem vista.É claro que isto dá muito trabalho, principalmente aquele trabalho que não é visível: para se organizar e manter um grupo de 28 pessoas, há que se ser assertivo, agressivo, passivo e manipulador. É preciso exercer influência sobre os outros??? Não, numa Tuna é preciso vestir a camisola e saber o que se anda a fazer no grupo e, acima de tudo, ter a certeza que uma vez Tunante...Tunante para toda a vida.

Outro ponto importante (e quase para terminar porque esta "merda" de caminho parece uma tese) é FACTUAL que há vários estilos, mas o que é importante referir para as nossas candidatas e para o grupo em geral é que sem motivação não há trabalho (se é que me faço entender). Aliás, já tive oportunidade de verificar alguns comentários que as candidatas fizeram ao texto "DESILUSÃO" e parece-me que a mensagem tem sido bem recebida.Para finalizar, e já que estamos numa fase de transmissão de conhecimentos, é assim que eu vejo o grupo que existe neste momento (dados científicos):

Laissez-Faire
• O líder é uma espécie de anti-líder
• A participação do líder é limitada
• O líder só esclarece o grupo quando solicitado
• O grupo é que decide a divisão das tarefas

Consequências
-O grupo pode ter uma actividade intensa mas não produz muito
- Existe uma tendência de se falar mais dos problemas pessoais do que dos assuntos relacionados com o trabalho (principalmente durante os ensaios)
-As tarefas desenvolvem-se ao acaso com oscilações
-Perde-se muito tempo com discussões
-Verifica-se um certo individualismo agressivo
-Pouco respeito pelo líder

Minhas amigas insisto: ou ficam finas ou ....PRAAAAAXE!!!!!!!!

Até já vi um trajezito muito em conta (LOL).

Saudações Académicas

Jamaicus Pandeiretus

4 comentários:

Cláudia Cunha disse...

Jamaicus,

Pois segue o meu comentário por e-mail.

Lampião

Mary Jane disse...

Concordo com tudo o que a Sónia disse.

E posso-vos dizer que o meu traje ainda me serve....

E espero sinceramente podermos começar a escrever "posts" sobre as vossas evoluções. Perceberam o que eu quis dizer?

Johny

Anónimo disse...

Agradeço que qualquer assunto que se relacione com a TFUFP seja tratado através do Blog e não através de e-mails pessoais (ainda por cima quando se trata de assuntos que estão no Blog).
transversalis onomatopaicus
PS. vejam os objectivos do Blog (pontos 2º e 3º)

Anónimo disse...

Agradeço que assuntos relacionados com a TFUFP sejam tratados no blog e não através de e-mails pessoais. Ainda porn cima quando se trata de assuntos que estão no próprio Blog.
PS: vejam os objectivos do Blog - pontos 2º e 3º)
Transversalis Onomatopaicus