Caras Velhinhas e Tunantes,
Depois da experiência de ontem à noite começo, finalmente, a ver a luz ao fundo do túnel para o renascimento da TFUFP!
Começo agora a acreditar que é possível conseguirmos alguma coisa e que, de facto, teremos um papel muito importante neste ressurgimento. Porém, nunca o conseguiremos sozinhas, pelo que é de todo imprescindível que consiguemos motivar todas as candidatas, sem que isso represente fazer-lhes as vontadinhas e esquecermos a tradição académica em que candidata é candidata e Tunante é Tunante.
Pelo que pude apurar no ensaio, temos um óptimo potencial e as candidatas parecem, na sua maioria, motivadas pelo que agora é só juntar os ingredientes e começar a confeccionar o prato a ser servido no início do próximo ano lectivo.
Agora, uma palavra às Candidatas,
Meninas, em primeiro lugar, APROVEITEM AO MÁXIMO A VIDA ACADÉMICA, mas sem que isso represente a leviandade e o desrespeito pela Instituição, ou seja:
1º É muito difícil conseguir que a nossa/vossa Tuna alcance de novo a fama e o sucesso e seja falada na Academia como um exemplo a seguir, para isso, são preciso fazer muitas e boas actuações e ganhar muitos festivais.
2º Por outro lado, é muito fácil que a nossa/vossa Tuna seja conotada como uma Tuna das "Marias vai com todos", bastando para isso um único erro! É injusto, eu sei, porque se errarmos uma única vez corremos o risco de não conseguir voltar atrás, mas é assim que as coisas acontecem no meio e é disso que temos que nos defender. Concerteza não precisarei de fazer um desenho para que percebam onde quero chegar. A vida académica é para ser vivida, mas vivam-na de forma digna e sempre com respeito pela Instituição que representam. Não se esqueçam que sempre que estão trajadas, aqui ou na China, estão a representar a UFP.
A esta altura já devem estar todas com pensamentos do género: "Só me faltava esta cota com lições de moral!" É verdade, são lições de moral que devem encasquetar nessa cabecinha e se hoje não veêm grande importância, venham cá ler o blog daqui a uns anitos e depois falamos.
Termino por vos dar os Parabéns pelo ensaio de ontem. Confesso que não tinha grandes expectativas e estava até com algum receio, mas fiquei francamente surpreendida e acho que têm todos os ingredientes para fazerem renascer a TFUFP. Não se trata de uma tarefa fácil, disso não tenham dúvidas, mas também quem disse que as tarefas fáceis são as mais aliciantes??
Agora, mãos à obra e, por favor, voltem a fazer com que a Tuna seja um motivo de orgulho de todos, meu será certamente!
Saudações Académicas
Camelus Musicalis
15 comentários:
É tão triste estar longe..!
Espero mesmo que a TFUFP renasça das cinzas!
Tenho saudades!!!!
Beijos e abraços a todas
Sarêdo
Madrinha,
O meu Lampião começou a brilhar novamente na escuridão!!!
Conta/contem comigo para "iluminar" o caminho do renascimento da nossa mui nobre TFUFP.
Feeeeeesssssssta!
Lampiorum Bandolinorum
Concordo com tudo, em grau e género...
Agora é só seguir em frente e trabalhar, trabalhar, trabalhar... para depois... festejar, festejar, festejar!
Carlus Tachus
:)
O bichinho voltou a acordar!
Ah ah ah!!!
Reteteu Leitorum
obrigada por voltarem...:)
vou tentar dar o meu melhor...
Tanga
obrigado plo apoio....vou tentar fazer os possiveis e impossiveis pa voltar a levar bem alto o nome da nossa mui nobre tuna...so espero nunca vos desiludir..
retona
Foi com agrado que soube que a nossa Tuna voltou a renascer.
Eu agora estou um bocadinho longe, mas gostava q me fossem avisando de qd se reunissem, gostava de voltar a ver a "velha Guarda" e de connecer os novos elementos.
Um beijo grande para todas!
Lady Caeiro
Faço minhas as palavras da sarêdo!
Em abril faço uma visita a sala da tuna!!
Saudaçoes Académicas!
Silvius Piuorum
Obrigado pelo vosso apoio...
Obrigado por fazer com que a tuna nao"acabe "...
Obrigado pela vossa paciência com as galinhas chatas, mas com muita vontade de aprender...
Saudações Académicas
Lai Lai
Ainda não tive oportunidade de conhecer as candidatas mas já simpatizo com as “Tunetes” que lideradas pela nossa cara Lampião provocaram este sentimento, esta vontade de ressurgimento do nosso espírito de Tuna.
Foi com emoção que li o comentário da Camelo e espero que o interiorizem, na minha opinião aquele texto não se aplica apenas à vida Académica.
Esta é a Tuna que eu Amo!
Fico Feliz com a perspectiva de voltar ao Belo Viver, vamos lá vêr quem sabe se é desta que eu aprendo a tocar “ferrinhos” tal como já vos disse tentarei participar sempre que possível.
E nunca se esqueçam que Fernando Pessoa disse “ Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”
Um grande EFRA para a Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa
Com Amizade
Tininhus Bandeirorum
gostei muito do sarau no ISEP, mais ainda das presenças das excelentissimas tunantes que têm sido impecáveis e incansáveis a dar o seu apoio, pois são elementos muito importantes para o resurgimento da tuna pois sem vós seria dificil. O meu muito obrigado
gina
Obrigado pelo vosso apoio..estávamos a precisar desse incentivo!C/ele será mais fácil levar a tuna pá frente!
Joana
Este foi um daqueles ensaios que nos encheu ainda mais de força e motivação!! Espero que consigamos fazer a TFUFP renascer das cinzas. Agradeço às Tunantes a disponibilidade, apoio e paciência que têm tido para connosco. Este Post ilucida muito bem o que é preciso fazer para pertencer a esta Tuna e leva-la ao mundo de modo a que por ela tenham respeito e admiração!! Não posso deixar de agradecer em especial à Excelentíssima Digníssima Potentíssima e Colossal Tunante Lampião pela muita paciência e persistência que tem connosco bem como o tempo que dispõe para as candidatas.
A todas o meu muito Obrigada,
Hi5
É bom saber que pderá haver continuadade na TFUFP, tuna ue respeito e admiro. Mobilizem-se, pois com um puco de sacrificio a coisa vai.
Tocar numa tuna, como num rancho, como em qualquer outro agrupamento musico-cultural, não tem idade nem credo. Então, Senhoras: "toca a tocar..."
Um padre Alemão disse:" A vida é feita de sacrificios. Os grandes homens fazem-se na cruz. As grandes mulheres fazem-se...com sorte!"
O Embuçado
Felicidades para este recomeço.
O Embuçado
Enviar um comentário